Qualidade

Boas Práticas de Fabricação

As Boas Práticas de Fabricação (Brasil) ou Boas Práticas de Fabrico (Portugal) – BPF (do inglês Good manufacturing practices – GMP) são práticas obrigatórias amplamente reconhecidas nos meios de produção mundiais para qualquer processo de produção — seja de alimentação, medicamentos, higiene, ferramentas médicas, bancos de sangue, etc. —, o qual deve estar em conformidade com os princípios de boas práticas de fabricação estabelecidos por vários órgãos reguladores internacionais, como a Anvisa brasileira,[1] a FDA estadunidense[2] e a EMA europeia,[3] entre outros tantos órgãos regionais e internacionais.
Tais órgãos regulam padrões mínimos de qualidade a ser seguidos e atingidos para garantir que o resultado final seja seguro, puro, efetivo e que tenha a maior qualidade possível. Essas regras devem ser adotadas por todas as companhias que operam legalmente em qualquer país, a fim de garantir a segurança dos consumidores.
No Brasil, em nosso segmento alimentício, a principal norma que regulamenta as Boas Práticas de Fabricação é a Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. O programa de boas práticas de fabricação está totalmente implantado e operante na planta da Agroçales Alimentos. Para garantir a eficácia do programa, auditorias são realizadas semestralmente em todas as dependências da indústria bem como em todos os processos executados pelo time. Um manual de boas práticas de fabricação revisado e atualizado anualmente e/ou quando necessário antes do prazo está disponível impresso e em arquivo digital para colaboradores, auditores e clientes.
Você pode solicitar uma cópia do Manual de BPF através deste link.
Junto ao Manual de BPF, uma série de PPHO’s (Procedimentos padrões de higiene operacional) e POP’s (Procedimentos Operacionais Padrão) estão implementados na planta, estes por sua vez estão validados e atualizados.


HACCP

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), ou em inglês Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) é um sistema de gestão de segurança alimentar. O sistema baseia-se em analisar as diversas etapas da produção de alimentos, analisando os perigos potenciais à saúde dos consumidores, determinando medidas preventivas para controlar esses perigos através de pontos críticos de controlo.
A planta da Agroçales Alimentos possui ativo em suas dependências o programa de HACCP implementado. Mesmo ainda não sendo uma obrigatoriedade no Brasil, entendemos que é uma obrigação para quaisquer indústrias de produtos alimentícios e farmacêuticos. Além disso, a Agroçales Alimentos mantem o compromisso de buscar fornecedores que também possuam o programa implementado e/ou certificado. Periodicamente a ESA interna avalia a eficácia dos PPR (Programas de Pré Requisito) e PPRO’s (Programas de Pré Requisito Operacional), você pode solicitar uma cópia do Manual de HACCP, PPRs ou PPROs através deste link.


Rastreabilidade

A Agroçales Alimentos está totalmente em conformidade com a RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA- RDC N° 24, DE 08 DE JUNHO DE 2015, no tocante a recolhimento e recall. Através do cumprimento dos POP (Procedimentos Operacionais Padrão) e do uso de sistemas de gestão integrados, a planta é capaz de rastrear através do:

  • Lote;
  • NF’e;
  • Número de big bag;
  • Datas de produção, transporte, aquisição, etc ;
  • Laudos;
  • Etc...

As respectivas informações:

  • Origem da matéria prima e embalagem;
  • Datas e horários de produção;
  • As análises realizadas em cada etapa do processo;
  • A destinação do produto com todas as informações de transporte e venda;
  • Etc...

Nos orgulhamos em dizer que com compromisso e responsabilidade em quase três décadas de existência nunca precisamos realizar um recolhimento ou recall. Contudo, seguimos à risca todos os requisitos legais bem como nossas políticas de qualidade e estamos preparados em todos os aspectos para realizar um recolhimento ou recall se necessário.


Outros Programas

Vale frisar que a Agroçales Alimentos realiza todas as análises laboratoriais exigidas por lei bem como algumas mais que julgamos necessário ou solicitadas por nossos clientes cujo o intuito seja assegurar e objetivar a máxima qualidade possível. Podemos mensurar como exemplo as análises de metais pesados e pesticidas na matéria prima, microbiologia, microscopia e outros. Abaixo citaremos alguns do demais programas de qualidade atualmente operante na planta da Agroçales Alimentos:

  • Monitoramento Ambiental;
  • Controle Integrado de Pragas e Vetores;
  • Gerenciamento de Riscos;
  • Gestão de Alergênicos (Apesar que todos os produtos produzidos pela Agroçales Alimentos estão livres de alergênicos.);
  • Potabilidade de Água;
  • Etc...